Receitas Pedagógicas

Receita de massinha de modelar

Essa é uma receita super fácil, depois de pronta
use a imaginação e crie o que quiser. As crianças

vão amar!!! prô Andréia.

4 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de sal
1 e 1/2 xícara de água
1 colher de sopa de óleo
corante alimentício (anilina) ou gelatina em pó (fica com cor e com cheiro)

Modo de fazer:
Em uma vasilha, misture a farinha, o sal, a água e o óleo. Amasse bem com as mãos até que vire uma massa uniforme. Divida em várias partes e em cada uma coloque o corante ou a gelatina colorida.
Pronto! Está pronta a massinha.
Esta brincadeira ajuda a coordenação motora, a percepção de volumes e proporções, o raciocínio espacial. Lembrem-se disso na hora que forem limpar a sujeira e ponham um sorrisão na cara. :)

fonte:http://leiaorotulo.blogspot.com/2008/12/receita-de-massinha-de-modelar-caseira.html

Receita de papel machê:

Essa receita é ótima para trabalhos artesanais. O papel machê tem a mesma utilidade da massinha de modelar que é criar formas, porém ela pode ser deixada secar ao sol para se ter uma linda criatividade por muito mais tempo. Espero que gostem!!!!

Material:
 2 rolos de papel higiênico (pode-se utilizar também um punhado de jornais velhos ou cartelas de ovos ou chamex usado)
 Água
 Bacia ou balde
 Peneira ou escorredor
 Liquidificador
1/2kg de cola branca

O papel deve ser picado e deixado de molho até amolecer. No dia seguinte, encher o liquidificador de água e colocar um pouco do papel, na proporção de mais ou menos três partes de água para uma parte de papel. Bater por dez segundos, desligar, esperar um minuto e bater novamente por mais dez segundos. Depois, despejar a massa numa peneira e espremer até sair todo o excesso de água. Esfarelar a massa e espalhar numa bacia, misturar a cola branca até ficar uma massa homogênea. Guardar a massa em saco plástico para não endurecer e estar sempre pronta e fresca para ser utilizada quando desejar.

É ótimo trabalhar com os alunos a ideia de reutilização do lixo, mostrar como pode ser novamente usado e transformado em um novo objeto para uso das pessoas.Beijos!!! prô Andréia.

fonte:http://www.dcoracao.com/2009/07/receita-de-papel-mache.html


olha que bordas lindas!!!

Bordas coloridas