Adolescência

Adolescênciaadolescência
Adolescência: época de muitas transformações
Definição: o que é adolescência 
Adolescência é uma etapa intermediária do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta. Este período é marcado por diversas transformações corporais, hormonais e até mesmo comportamentais. Não se pode definir com exatidão o início e fim da adolescência (ela varia de pessoa para pessoa), porém, na maioria dos indivíduos, ela ocorre entre os 10 e 20 anos de idade (período definido pela OMS – Organização Mundial da Saúde).
Adolescência e puberdade

Muitas pessoas confundem adolescência com puberdade. A puberdade é a fase inicial da adolescência, caracterizada pelas transformações físicas e biológicas no corpo dos meninos e meninas. É durante a puberdade (entre 10 e 13 anos entre as meninas e 12 e 14 entre os meninos) que ocorre o desenvolvimento dos órgãos sexuais. Estes ficam preparados para a reprodução.

Durante a puberdade, os meninos passam pelas seguintes mudanças corporais e biológicas: aparecimento de pêlos pubianos, crescimento do pênis e testículos, engrossamento da voz, crescimento corporal, surgimento do pomo-de-adão e primeira ejaculação.

Entre as meninas, as mudanças mais importantes são: começo da menstruação (a primeira é chamada de menarca), desenvolvimento das glândulas mamárias, aparecimento de pêlos na região pubiana e axilas e crescimento da região da bacia.

Hormônios e comportamento

Durante a adolescência ocorrem significativas mudanças hormonais no corpo. Além de favorecer o aparecimento de acnes, estes hormônios acabam influenciando diretamente no comportamento dos adolescentes. Nesta fase, os adolescentes podem variar muito e rapidamente em relação ao humor e comportamento. Agressividade, tristeza, felicidade, agitação, preguiça são comuns entre muitos adolescentes neste período.

Por se tratar de uma fase difícil para os adolescentes, é importante que haja compreensão por parte de pais, professores e outros adultos. O acompanhamento e o diálogo neste período são fundamentais. Em casos de mudanças severas (comportamentais ou biológicas) é importante o acompanhamento de um médico ou psicólogo.

Socialização

Uma marca comum da maioria dos adolescentes é a necessidade de fazer parte de um grupo. As amizades são importantes e dão aos adolescentes a sensação de fazer parte de um grupo de interesses comuns.
Gravidez na adolescência
No Brasil atual, a gravidez precoce tem se transformado num grande problema de saúde pública. Com poucas informações e uma vida sexual ativa cada vez mais precoce, muitas adolescentes estão engravidando numa época da vida em que se encontram despreparadas para assumir as responsabilidades de mãe. Ao se tornarem mães, estas adolescentes acabam deixando de lado uma importante fase de desenvolvimento (algumas até mesmo abandonam os estudos). Mais preocupante são aquelas que buscam o aborto, tirando a vida de um ser e colocando em risco suas próprias vidas. 

fonte:suapesquisa.com


Fase - Entendendo os adolescentes


Pr. Joel Cardoso Jr
Alguns já taxaram erroneamente estes jovens de "aborrecentes". Durante o crescimento e o desenvolvimento da criança, as experiências são vividas e elas estarão aflorando exatamente nesta fase, a adolescência. Somam-se os próprios desafios, os do presente e do futuro.

Tudo isto vem fazer da adolescência uma fase difícil de ser enfrentada pelo próprio adolescente, como também compreendida pelos adultos. O propósito desta matéria não é apenas o de ajudar o adolescente a enfrentar com maturidade esta fase, mas também proporcionar ao adulto uma visão mais clara dos conflitos da adolescência e ajudá-lo a construir e edificar o jovem durante essa experiência. Vamos refletir de forma sumária sobre algumas características importantes e fortes da adolescência:

A - ENERGIA EM POTENCIAL

A criança vem num processo fantástico de crescimento e descobertas, e, na adolescência, são possuidores de uma energia em potencial. Eles estão sempre em movimento físico, sempre prontos para a próxima aventura. Até parece que estão ligados em 220 watts.

B - OS LIMITES

O adolescente está descobrindo o mundo, está conhecendo coisas e tentando se encontrar neste contexto de vida. Um dos grandes problemas que o adolescente encontra, é a dificuldade de reconhecer o limite das coisas. Enquanto a maioria dos adultos já sabe e vive certos limites, o adolescente não entende que existam limites, por vezes, atropelam tudo e todos.

Neste ponto entra o forte "conflito de gerações", quando os pais tentam estabelecer limites, mas o adolescente não os reconhece, pois a vida para ele é ainda uma grande descoberta num mundo infinito de aventuras. Os limites de horário, de amizades, de comportamentos, de palavras, de escolhas e opiniões, estabelecidos pelos pais, parecem ser desconhecidos e irrelevantes ao adolescente.

C - INFLUÊNCIAS

Sabemos que as amizades podem ser uma fonte de boas ou más influências na vida do adolescente. Todo adolescente tem necessidade de viver e conviver em turmas ou "tribos".

Infelizmente, nem todas as amizades possuem valores e princípios corretos e isto se torna um perigo, caso o adolescente não saiba como escolher. Por vezes, os pais lutam para proporcionar uma boa educação e formação e sofrem, quando o filho é influenciado por más amizades.

Muitos adultos sofreram traumas por uma adolescência conturbada, no desejo de se sentirem aceitos por um grupo e se auto-afirmar. Muitos iniciam cedo experiências com cigarro, chopes, prostituição, pichações e até vandalismo, porque são influenciados de forma errada. Daí vem o brinco, o cabelo pintado, a calça rasgada e o vocabulário diferenciado.

D - CONFLITOS

Na adolescência, os conflitos afloram de forma veemente.

Vamos pensar em alguns deles:

1) O CORPO
Para muitos é complicado lidar com o crescimento do corpo, parece que é disforme. Às vezes, o nariz parece desproporcional, o pé não pára de crescer, há o crescimento dos pêlos, dos seios e do pênis... O adolescente tem, por vezes, dificuldade de assimilar esse desenvolvimento corporal.

2) AUTORIDADE

Em regra geral, o adolescente tem dificuldade em reconhecer e aceitar uma autoridade. Alguns adultos vivem o saudosismo do tempo em que o pai era obedecido por apenas um olhar, hoje em dia, parece que vivem um outro extremo, nem o olhar, nem o falar, nem o bater, nem o castigar, parecem estabelecer princípios de autoridade na vida do adolescente. Quando os pais não conseguem transmitir esses princípios de autoridade, o adolescente terá dificuldade de obedecer na escola, no trabalho e na igreja.

3) DIREÇÃO PROFISSIONAL

Outro conflito que o adolescente vive é o fato de, ao se aproximar dos anos finais do colégio, precisar escolher a profissão a seguir. Que curso fazer? O que eu vou ser?

Se esse conflito não for solucionado, você verá o estudante entrando e saindo de faculdades, porque não sabe o caminho certo a seguir. A escolha de hoje poderá não ser a do ano seguinte.

4) SEXO

É na adolescência que ocorre o conhecimento real e a identidade masculina ou feminina. É uma fase de definição, a qual pode levar o adolescente a conflitos. O menino preocupa-se, por ter uma voz ainda fina, não ter pêlos desenvolvidos e não se interessar por meninas. Por sua vez, a menina por achar que tem traços masculinos, pêlos que começam a crescer e a falta de interesse por meninos. Isto pode gerar conflitos e distúrbios na área da sexualidade. A descoberta e prática do sexo, nesta idade, têm gerado centenas e milhares de meninas grávidas, assumindo um papel de mãe precoce.

5) NAMORO

Um grande perigo nesta fase da adolescência é o namoro. Muitos adultos ainda sofrem com as frustrações que tiveram, quando adolescentes. A falta de conceitos e princípios corretos de um relacionamento a dois podem gerar feridas e conseqüências para o resto da vida.

O "ficar" com um, com outro, com mais outro e outro, tem gerado uma adolescência descompromissada e irresponsável. O namoro está muito mais próximo do físico do que do emocional.

6) RESPONSABILIDADE

Em regra geral, o adolescente tem dificuldades de ser responsável com as tarefas. Ele enxerga o mundo de forma "light", não tem muito a noção das conseqüências. Para ele, para tudo se dá um jeito, tudo se resolve.

São poucos aqueles que assumem um compromisso hoje, e realmente continuam amanhã. Nesta fase, o adolescente pensa muito na namorada, nos passeios, nas variadas diversões e esportes. Estudar e trabalhar parecem não ser prioridades.

7) COMPORTAMENTO

Um conflito gerado pelo adolescente é a sua forma irreverente de se comportar. Há como se fosse um padrão de comportamento, como se fosse um estereótipo. Você identifica um adolescente pelo seu jeito desleixado de andar e sentar, o uso de tênis grandes, chamativos e exagerados. A barra da calça arrastando no chão, o cabelo pintado, o brinco na orelha ou no umbigo, o boné quase permanente, fazem parte de um modismo que padroniza o comportamento do adolescente.

CONCLUSÃO

Creio que os pais, os adultos e a igreja têm uma contribuição fundamental a dar ao adolescente.

1° - AMOR - É preciso deixar claro para o adolescente que ele é amado. Isto não apenas com dinheiro ou presentes, mas com gestos e palavras. O adolescente precisa ser amado.

2° - DIÁLOGO - Os pais precisam ter intimidade com o filho, manter um diálogo aberto, ajudando-o em seus conflitos e necessidades. Seja amigo de seu filho. Abençoe e não amaldiçoe.

3° - PACIÊNCIA - Precisamos ter paciência para ensinar duas, dez, vinte vezes a mesma coisa. Não desista nunca.

4° - AMIZADES - Ajude o adolescente a escolher bons amigos. Lembre-se de que ele precisa de boas amizades.

5° - ESTABELEÇA FUNDAMENTOS - Sabendo das situações que o adolescente enfrentará, os pais devem estabelecer fundamentos sólidos para os filhos viverem uma adolescência sadia. Esta é uma tarefa que Deus delegou aos pais e não apenas às escolas ou à igreja. Os fundamentos morais e espirituais serão os alicerces para que o adolescente não seja influenciado erradamente. Conheço inúmeros adolescentes que são bênção em casa, no trabalho e principalmente na igreja. São exemplos para outros.

6° - A IGREJA - Como igreja, acolhemos e amamos o adolescente. Procuramos criar espaço para que desenvolva atividades em grupo, são instruídos na Palavra de Deus e corrigidos, quando necessário.

Creio que a igreja tem muito para oferecer ao adolescente e, conseqüentemente, aos pais e à família. Se necessário, recorra e peça ajuda ao pastor da Igreja. O adolescente bem formado e orientado é uma fonte em potencial para trabalhar na igreja e na vida secular.

7°- ORAÇÃO - Os pais e a igreja devem colocar em oração a vida do adolescente. E o poder de Deus que estará operando na família e no adolescente. Se os pais estão enfrentando problemas com o filho na adolescência, devem investir tempo em oração, fazer campanhas e clamar pelo Senhor. É a oração que mudará seu filho.

Vencendo os desafios na Adolescência

Deus te fez mais que vencedor e um dos desejos de Deus para a sua vida é que você vença todos os seus desafios. Ele quer que você ultrapasse os limites e que supere os conflitos.

A estratégia do diabo, sempre será paralisar o líder. Se você peca, você fica onde o diabo quer. Quando você faz algo de errado procura sempre se esconder, e todo indivíduo que faz coisas erradas, sempre se esconde dos outros.

Em Gênesis 3:8 Adão se escondeu de Deus em meio ao jardim, por que sentiu medo. O fruto de algo escondido traz conseqüências mais tarde. Sempre digo para os meus discípulos: se você é fiel a Deus em oculto, Ele te honrará em público, mas se pecar e deixar em oculto o pecado, muito cuidado com o que pode acontecer, você pode acabar sendo humilhado diante de todos.

O adolescente vive a fase da descoberta que é um período onde ele acha que vai encontrar seu par ideal e muitas vezes procura um namoro escondido dos seus pais, do discipulador, de seus pastores, o que pode trazer conseqüências desagradáveis. Quem vive escondido, vive em trevas, e Deus não quer que você seja trevas, afinal Ele lhe fez para ser luz. Seja luz, esteja aceso, por que somente o pecado pode lhe apagar.

O pecado lhe tira de circulação e esse é alvo do diabo: tirar você de circulação, porque você é uma ameaça para ele. O inferno é insistente em seus objetivos. Ele só descansa quando alcança seus objetivos. Como vencer os seus desafios de adolescente:

1- Vencendo a ansiedade e nutrindo a santidade.
A ansiedade (I Pe 5:7 Fl 4:6-7) tem sido uma das armas do inimigo para gerar conflitos na adolescência. Porem a santidade o leva ao êxito em tudo. Ansiedade por namoro, noivado ou casamento, pode lhe levar a perder tudo o que Deus tem planejado para sua vida. Muitos adolescentes por não quererem ficar sozinhos, ficam passando de mão em mão em um tremendo conflito.A ansiedade em qualquer situação leva o homem a inquietação trazendo perturbação de espírito, o que leva o individuo a tomar decisões erradas, como por exemplo um casamento precipitado.

Vemos em II Samuel 21:15-22, que Gobe era terra de gigantes, uma terra de conflitos. O meu discipulador Ap. Renê, no seu livro Derrubando os Gigantes, dá muita ênfase a estes gigantes, que são resultados da junção do santo com o profano (Gn. 7:14-16).

Talvez você se pergunte: como um gigante pode ser gerado na adolescência? No namoro com alguém que não tem alianca com Deus. Você não pode emprestar o seu coração para ser terra de conflitos, senão você erra o alvo. Seu alvo é ser um líder adestrado para destruir gigantes. Davi tinha homens adestrados somente para derrubar gigantes e o maior gigante a ser derrubado é aquele que é alimentado na alma. Seu desejo indomado pelo pecado pode se tornar um gigante em sua vida, porém para destruir um gigante tem que ser uma valente de Deus. Você é o valente de Deus que destruirá os gigantes.

Nossa alma alimenta comportamentos errados e isto gera confusão. A intenção do diabo é lhe colocar em cadeias.
2- Nutrindo a sua alma das verdades de Deus
Às vezes um gigante chamado: pornografia, sensualidade, namoro ilícito, mentiras, mágoas, rancor, timidez e o medo, podem ser os gigantes que você tem alimentado em sua alma. Uma alma pode ser carnal ou espiritual, uma questiona e outra obedece. A vontade de Deus é que você vença os seu limites, por que afinal, Ele te chamou para conquistas ilimitadas.

Pr.Jair Jr.
fonte:blogorama.com.br



 COMO SUPERAR O DESAFIO DA TIMIDEZ:

           Ficar vermelho, se isolar, não ter amigos e muito menos um amor. Ah, essa tal timidez. Quem nunca enfrentou um momento desses que atire a primeira pedra. A gente bem que pode corre o risco de ser apedrejado, mas é quase impossível não se lembrar de alguma situação que nos fez sentir o patinho feio da história.
          A psicóloga Rosely Sayão diz que isso não é defeito, é característica.
          As circunstâncias de timidez estão mais presentes na adolescência, como explica a psicóloga. Após essa fase, se o comportamento se intensifica, é a baixa estima marcando presença. E isso não é nada bom, porque a tendência é ficar cada vez mais isolado. “Se a timidez continua, deve ser vista com outros olhos. Lá na frente, ela pode se transformar numa patologia como fobia social, síndrome do pânico, depressão ou transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)”, discorre Inês Penna.
        O tímido convive com muitos medos. “De situações novas, de falar em público, de expor sua idéias ou a si mesmo pois teme ser avaliado, julgado ou não ser aceito pelos outros. Uma pessoa tímida é incapaz de ousar!”, explica Olga Inês Tessari, psicóloga e psicoterapeuta, autora do livro Dirija a Sua Vida Sem Medo. “Quanto mais inseguro o tímido se sentir em relação a outras pessoas, quanto mais nova for a situação e quanto menos conhecida seja a pessoa com quem o tímido está se relacionando, maior será a necessidade de ele se refugiar internamente, retrair-se, pois sente-se muito ameaçado.”

DICAS:

 * Quando conversar com alguém, olhe sempre nos olhos. Nada de diálogo somente com quem é próximo de você, procure falar com várias pessoas.


* “Quem não arrisca, não petisca.” Se há uma situação que normalmente provoca muita ansiedade, vá mais devagar. Exponha-se de forma gradual, analisando com calma seu desempenho.


* Elogie sempre e aprenda a receber elogios.


* Não faça força para ser o que não é. Autenticidade é tudo. Lembre-se que todas as pessoas têm defeitos e qualidades.


* Trabalhe o medo de ser rejeitado. Agradar a todos é impossível. Se for anotando, vai perceber que haverá equilíbrio nas situações em que foi aceito ou rejeitado.


* Lembre-se: o mundo não está atento a você. Por isso, nada de ficar achando que todo mundo está prestando atenção em você. Faça o contrário, aprimore os sentidos, como visão e paladar.


* Abandone os pensamentos negativos. Quando a pessoa sempre espera o pior, as conseqüências acabam sendo mesmo negativas

DRA.OLGA INÊS TESSARI
FONTE:WWW.AJUDAEMOCIONAL.COM



COMO SUPERAR A SEPARAÇÃO DOS PAIS:

Meus pais estão se separando!

E eu?

A separação dos pais pode ser um dos momentos mais

difíceis da sua vida. Miley Cyrus sabe bem disso. Se você,

assim como a diva, estiver passando por esse problema,

fique ligada nas dicas e tente lidar melhor com a situação

A separação dos pais é um momento que implica mudança radical na vida de
quem passa por esse problema, e dá aquela sensação horrível de rompimento:
será que a sua família nunca mais vai se juntar para o almoço de domingo...
Para a ceia de Natal... O seu aniversário...

E se um deles conhecer outra pessoa? Casar de novo? Tiver outro filho?

 #comoassim. Será que a atenção que os seus pais te davam vai continuar
do mesmo jeito?

“O rompimento de uma família tradicional gera bastante sofrimento para todos

os envolvidos, mas principalmente para os filhos, que não são os responsáveis
por tomar esse tipo de decisão. É um momento de amadurecimento, porque
exige muita compreensão”, explica a psicóloga Tatiana Maria Sanchez.
Claro que, se a separação for amigável, tudo fica mais fácil. Infelizmente,
não existe divórcio perfeito, e as dificuldades são inevitáveis. Se você
vive um momento como esse, veja essas dicas para lidar com a situação:

- A palavra de ordem é colocar-se no lugar de filha, independentemente da

crise do casal. “É comum o adolescente sentir dificuldade de se impor e, muitas
vezes, assumir o papel de distrair os pais que estiverem sofrendo com a situação”,
explica a psicóloga. Ou seja, do nada, você acaba tendo que ir à casa de sua tia 
 com sua mãe, ir ao cinema com ela, e esses programas que, antes, você
não era obrigada a ir. Fale pra sua mãe (ou seu pai) que isso está te sufocando.

- Não existe ex-filho! Tente reivindicar seu espaço, sem ser possessiva, claro.

Não é porque seu pai não mora mais com você que ele será isento das
responsabilidades de pai que sempre teve. Claro que é difícil se explicar,
ainda mais com o turbilhão de sentimentos que se passa na sua cabeça,
de se esconder, trancando-se no quarto, estabeleça contato com seus pais;

- Não se deixe ficar no meio da briga: é comum um falar mal do outro

nesse momento, afinal eles também podem acabar disputando a sua
atenção, mas deixe claro que você não quer entrar no conflito.

- Existem casos em que os pais, para superar a separação, se

afastam também dos filhos. OK, as coisas mudaram, mas deixe claro
que você faz questão de estar por perto e que sente falta deles.
Sempre mantenha contato: MSN, Skype, telefone, SMS e, claro, as visitas.

- Mãe e pai se separam por uma decisão do casal, nunca sua.

Pense bem: seus pais se separaram porque os sentimentos que os uniram –
amor, companheirismo, amizade, já não existem mais. De que adianta
insistir e ficar torcendo para que eles voltem?

- Se um de seus pais arrumar uma nova família, desarme-se! Procure

deixar o ciúme de lado. Quem sabe você ainda acaba se dando superbem
com a nova família dele?

- Comunicação é muito importante: converse com seus pais sobre

seus sentimentos, e ouça também o que eles têm a dizer. Mas, se está
muito difícil superar a situação, peça ajuda. Pode ser da sua melhor amiga,
de um adulto de sua confiança ou até de um psicólogo. 
! Fonte:
Site: Kids Healh.org (http://kidshealth.org/)
Livro: O Adolescente por Ele mesmo (Record) - Tania Zagury.
Consultoria: Tatiana Maria Sanchez (www.tatiana.psc.br)
FONTE:CAPRICHO.ABRIL.COM.BR